Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

blog do garbo

policial, politica, humor, futebol, mulher, um pouco de tudo. Alegria, tristeza e indignação

blog do garbo

policial, politica, humor, futebol, mulher, um pouco de tudo. Alegria, tristeza e indignação

Policiais condenados.

18.05.11, garbolemos

 

A Justiça Militar do Rio de Janeiro condenou dois PMs acusados de furtar, extorquir, sequestrar e tentar matar uma comerciante em 2009. Marcelo Machado Carneiro foi condenado a 15 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão e Rodrigo Nogueira Batista, a 18 anos. A decisão foi proferida pela juíza Ana Paula Monte Figueiredo, titular da Auditoria da Justiça Militar do Rio, e divulgada nesta quarta-feira.

 

Embora os suspeitos tenham negado a autoria dos crimes, a juíza disse que as declarações das vítimas e das testemunhas foram suficientes para sustentar a condenação. Ela considerou também o mapa do GPS da viatura dos réus, que confirmou o trajeto percorrido por eles na noite dos fatos, além de vestígios encontrados na Vista Chinesa, como as sandálias da vítima, plantas com sangue e um estojo deflagrado de munição.

 

A juíza lamentou o fato de, mais uma vez, chegarem ao Judiciário "fatos que revelam como policiais militares (...) utilizam-se de suas fardas e do poder ostensivo inerente a sua função para coagir a população e obter vantagens ilícitas". Ela diz que esse tipo de ação é "ainda mais danosa do que aquela perpetrada pelos bandidos que se comprometem a combater", porque mancha a imagem da PM e do Estado. Ela disse esperar que a decisão sirva de exemplo para aqueles que ainda utilizam suas fardas contra a população dirijam suas condutas com mais honestidade.